Ouro Cred

Guilherme

Banner Prefeitura

Frio intenso chega ao Paraná: mínimas negativas e geada previstas para o fim de maio

foto de Frio intenso chega ao Paraná: mínimas negativas e geada previstas para o fim de maio

O Paraná se prepara para enfrentar uma das ondas de frio mais intensas de 2025.  De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de quarta-feira, 28 de maio, diversas regiões do estado devem registrar temperaturas negativas e ocorrência de geadas. 

Cidades como Inácio Martins, Bituruna, General Carneiro e União da Vitória podem atingir mínimas entre -1°C e -2°C.  Na capital, Curitiba, a previsão indica mínima de 3°C, com possibilidade de geada.

Antes da chegada do frio, o clima permanece instável, com temperaturas acima dos 20°C em grande parte do estado.  Na segunda-feira, 19 de maio, o sol predomina no norte central, noroeste, faixa central, oeste e sul do Paraná, com maior elevação das temperaturas no noroeste.  Na metade sul, há condições favoráveis para pancadas de chuva isoladas  .

A partir de terça-feira, 20 de maio, a previsão é de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas nas regiões oeste, sudoeste, centro, sul e leste.  Durante a tarde, as temperaturas seguem elevadas nas regiões noroeste e norte do estado.  Na quarta-feira, 21, o cenário persiste, mas com maior cobertura de nuvens no oeste, sudoeste, sul e principalmente na faixa leste.  A quinta-feira, 22, será de tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas localizadas nas faixas que vão do oeste até o litoral.

Com a chegada da frente fria, o final de semana (24 e 25 de maio) será marcado por sol predominante no interior, sem previsão de chuva.  Na faixa leste, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuviscos ou até mesmo chuva fraca a qualquer hora do dia.  A cobertura de nuvens será densa, mas o sol deve aparecer durante a tarde, principalmente no domingo.  As chuvas retornam no dia 27 de maio devido ao avanço de uma nova frente fria.  No dia 28, há tendência de uma incursão de ar mais frio sobre o estado, colocando fim ao período instável .

A virada do mês também promete ser gelada.  Nos dias 31 de maio e 1° de junho, cidades como Curitiba podem registrar mínimas de 2°C e 4°C, respectivamente, com possibilidade de geada.

Diante desse cenário, é importante que a população se prepare para as baixas temperaturas, especialmente nas regiões mais afetadas.  Além disso, agricultores devem estar atentos às previsões para minimizar possíveis impactos nas lavouras.

 

 

 

 

 

Mais Lidas